Se aprofundando na vida marinha, a turminha de Educação Ambiental, hoje, “estudou” o tão interessante POLVO.
Para ilustrar, a história foi a do “Xexéu e o Polvo Gigante”. Todos ficaram muito atentos, curiosos e ansiosos para conhecer esse bicho com tantos “braços”.
Na história, Xomp, o polvo gigante, não é muito amigo do pessoal, mas mesmo assim, ao final todos quiseram desenhar o seu estranho bichinho, mas..... como fazer? E aí, veio a história de sempre:
- Ah, tia, como vai ser? Ninguém aqui sabe desenhar um polvo.... E foi então que eles descobriram que a solução estava em suas próprias mãos..........
Vejam só, quantos polvos simpáticos a turminha produziu!
terça-feira, 25 de maio de 2010
terça-feira, 18 de maio de 2010
Conhecendo as estrelas do mar na Educação Ambiental
Depois de conversarmos sobre o fundo do mar e seus "habitantes", com turminha da Educação Ambiental, nas atividades anteriores, chegou a vez da Estrela do Mar.
Muitos nunca tinham visto e nem sabiam de sua existência:
- Tia, eu só conheço a "estrela do céu"....
Então, desfolhamos livros e gravuras, e todos a acharam linda.
Então veio a proposta: Vamos fazer a nossa estrela do mar?
Com bastante papel picado, praticamos a coordenação motora fazendo bolinhas, e, com muito entusiasmo, as colamos, deixando o trabalho bem colorido.
E, sem nenhuma modéstia, chegaram a conclusão que suas Estrelas do Mar ficaram muito mais bonitas do que as dos que eles viram nas gravuras.
sexta-feira, 14 de maio de 2010
Entre Golfinhos e Baleias na Educação Ambiental
A turminha da creche, hoje, se divertiu bastante com as atividades de Educação Ambiental!
Após escutarem a história dos "Golfinhos Brincalhões" e conversarmos sobre eles e suas "primas" as baleias, como eles mesmo designaram, resolvemos confeccionar esses animais.
Depois de pintarem seus rabinhos e suas barbatanas, fizemos uma montagem com bolas. Uns diziam que eram baleias, outros que eram golfinhos. Mas isso era o que menos importava. O principal é que todos estavam muito felizes, e ficaram tão entretidos com seus "animaizinhos" que um deles, ao final, pediu : - Tia, posso levar o meu golfinho pra casa pra minha mãe cuidar?
quarta-feira, 12 de maio de 2010
Trabalhando o "diferente" na Educação Ambiental
Trabalhando, ainda, os animais marinhos, com a turminha de Educação Ambiental, resolvemos abordar hoje, as tartarugas. Falamos de seu habitat, de suas caracteríticas e hábitos. Depois, utilizando o livro "Carmelita, a tartaruga", aproveitamos também, para conversar sobre diferenças. O livro conta a história de uma tartaruga, que vivia angustiada porque todos os seus amigos eram verdes e ela era vermelha, e isso era motivo de muita "zoação" entre eles. Um dia ela rola de uma ribanceira e cai em cima de um enorme livro, resolve desbravá-lo e entra em suas histórias. E, vivenciando várias aventuras, em mundos de uma só cor (vermelho, amarelo, etc) e onde, até os comportamentos deveriam ser todos iguais. ela começou a perceber que seu mundo era maravilhoso, com todas as variedades de cores da natureza e que ela podia agir e pensar como bem entendesse, e até começou a gostar de sua cor. E a partir daí conseguiu ver que seus amigos, na verdade gostavam dela do jeitinho que ela era.
No final, todos confeccionaram suas próprias "Carmelitas"
No final, todos confeccionaram suas próprias "Carmelitas"
Assinar:
Postagens (Atom)