Para ilustrar, a história foi a do “Xexéu e o Polvo Gigante”. Todos ficaram muito atentos, curiosos e ansiosos para conhecer esse bicho com tantos “braços”.
Na história, Xomp, o polvo gigante, não é muito amigo do pessoal, mas mesmo assim, ao final todos quiseram desenhar o seu estranho bichinho, mas..... como fazer? E aí, veio a história de sempre:
- Ah, tia, como vai ser? Ninguém aqui sabe desenhar um polvo....
E foi então que eles descobriram que a solução estava em suas próprias mãos..........Vejam só, quantos polvos simpáticos a turminha produziu!
Com bastante papel picado, praticamos a coordenação motora fazendo bolinhas, e, com muito entusiasmo, as colamos, deixando o trabalho bem colorido.

O livro conta a história de uma tartaruga, que vivia angustiada porque todos os seus amigos eram verdes e ela era vermelha, e isso era motivo de muita "zoação" entre eles. Um dia ela rola de uma ribanceira e cai em cima de um enorme livro, resolve desbravá-lo e entra em suas histórias. E, vivenciando várias aventuras, em mundos de uma só cor (vermelho, amarelo, etc) e onde, até os comportamentos deveriam ser todos iguais. ela começou a perceber que seu mundo era maravilhoso, com todas as variedades de cores da natureza e que ela podia agir e pensar como bem entendesse, e até começou a gostar de sua cor. E a partir daí conseguiu ver que seus amigos, na verdade gostavam dela do jeitinho que ela era.