terça-feira, 25 de maio de 2010

Na Educação Ambiental, as Mãozinhas viram Polvo

Se aprofundando na vida marinha, a turminha de Educação Ambiental, hoje, “estudou” o tão interessante POLVO.
Para ilustrar, a história foi a do “Xexéu e o Polvo Gigante”. Todos ficaram muito atentos, curiosos e ansiosos para conhecer esse bicho com tantos “braços”.
Na história, Xomp, o polvo gigante, não é muito amigo do pessoal, mas mesmo assim, ao final todos quiseram desenhar o seu estranho bichinho, mas..... como fazer? E aí, veio a história de sempre:
- Ah, tia, como vai ser? Ninguém aqui sabe desenhar um polvo.... E foi então que eles descobriram que a solução estava em suas próprias mãos..........
Vejam só, quantos polvos simpáticos a turminha produziu!

terça-feira, 18 de maio de 2010

Conhecendo as estrelas do mar na Educação Ambiental

Depois de conversarmos sobre o fundo do mar e seus "habitantes", com turminha da Educação Ambiental, nas atividades anteriores, chegou a vez da Estrela do Mar.
Muitos nunca tinham visto e nem sabiam de sua existência:
- Tia, eu só conheço a "estrela do céu"....
Então, desfolhamos livros e gravuras, e todos a acharam linda.
Então veio a proposta: Vamos fazer a nossa estrela do mar?
Com bastante papel picado, praticamos a coordenação motora fazendo bolinhas, e, com muito entusiasmo, as colamos, deixando o trabalho bem colorido.
E, sem nenhuma modéstia, chegaram a conclusão que suas Estrelas do Mar ficaram muito mais bonitas do que as dos que eles viram nas gravuras.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Entre Golfinhos e Baleias na Educação Ambiental

A turminha da creche, hoje, se divertiu bastante com as atividades de Educação Ambiental!
Após escutarem a história dos "Golfinhos Brincalhões" e conversarmos sobre eles e suas "primas" as baleias, como eles mesmo designaram, resolvemos confeccionar esses animais.
Depois de pintarem seus rabinhos e suas barbatanas, fizemos uma montagem com bolas. Uns diziam que eram baleias, outros que eram golfinhos. Mas isso era o que menos importava. O principal é que todos estavam muito felizes, e ficaram tão entretidos com seus "animaizinhos" que um deles, ao final, pediu : - Tia, posso levar o meu golfinho pra casa pra minha mãe cuidar?




quarta-feira, 12 de maio de 2010

Trabalhando o "diferente" na Educação Ambiental

Trabalhando, ainda, os animais marinhos, com a turminha de Educação Ambiental, resolvemos abordar hoje, as tartarugas. Falamos de seu habitat, de suas caracteríticas e hábitos. Depois, utilizando o livro "Carmelita, a tartaruga", aproveitamos também, para conversar sobre diferenças. O livro conta a história de uma tartaruga, que vivia angustiada porque todos os seus amigos eram verdes e ela era vermelha, e isso era motivo de muita "zoação" entre eles. Um dia ela rola de uma ribanceira e cai em cima de um enorme livro, resolve desbravá-lo e entra em suas histórias. E, vivenciando várias aventuras, em mundos de uma só cor (vermelho, amarelo, etc) e onde, até os comportamentos deveriam ser todos iguais. ela começou a perceber que seu mundo era maravilhoso, com todas as variedades de cores da natureza e que ela podia agir e pensar como bem entendesse, e até começou a gostar de sua cor. E a partir daí conseguiu ver que seus amigos, na verdade gostavam dela do jeitinho que ela era.
No final, todos confeccionaram suas próprias "Carmelitas"