quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Consciência Negra na Educação Ambiental ????

Na semana da Consciência Negra, discutimos com as turminhas da Educação Ambiental esse assunto tão importante para a formação de "cidadãozinhos" conscientes.
Falamos das diferentes etnias, da importância e das contribuições de cada uma delas, ressaltando, principalmente as dos negros.
Conversamos, também, como é importante o respeito pelo o outro, pelas diferenças.
E buscando no Meio Ambiente, finalizamos, entendendo que, AS PESSOAS, COMO AS FLORES, TÊM CORES DIFERENTES, sem deixar de todas terem sua particular beleza e valor.


quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Pera, Uva ou Maçã na Educação Ambiental

Qual sua fruta preferida?
Essa foi a primeira pergunta da nossa aula, para conversarmos sobre alimentação saudável.
As preferências foram diversas, pera, uva, maçã, goiaba, abacaxi, melancia, morango.....
Então falamos sobre a importância do hábito das frutas fazerem parte de nossa dieta alimentar, em prol de termos uma boa saúde. Conversamos sobre as vitaminas que elas nos oferecem.
Então, depois de tudo entendido, fomos às compras, e cada um "comprou" as frutas de que mais gostavam.
Depois de todas elas reunidas, preparamos uma suculenta cesta de frutas.







quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Semeando Atitude no Dia da Árvore

Mesmo depois de termos desenvolvido diversas atividades sobre as árvores, durante esse mês, pensando na sua importância e seus cuidados, não podíamos deixar de conversar sobre o tema nesse Dia da Árvore, com as turminhas da Educação Ambiental.
Para começar o bate papo, de uma forma bem lúdica, assistimos a história do "João e o Pé de Feijão", na qual uns simples feijõezinhos mágicos, se transformaram em uma enorme árvore, que levou o menino João a viver uma grande aventura.
Conversamos, entre outras coisas, sobre a importância da preservação das árvores, e o assunto foi dando tantos "frutos" que quando vimos já estávamos falando até de uma preocupação de todos atualmente, que é o desmatamento e suas conseqüências. Foi quando um aluno foi à lixeira e gritou preocupado, vendo muitos papéis no lixo: Tia, tem uma árvore morta aqui dentro da lixeira!!!!
Depois, uma turminha coloriu o João subindo no pé de feijão, já a outra preferiu "colocar a mão na massa" e plantar o seu próprio pé de feijão, para quem sabe, virar uma enorme árvore, e também levá-los a viver uma história encantada.



sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Uma Sementinha Que Virou Árvore na Educação Ambiental

Depois de ouvirmos a história "A Sementinha que virou Árvore" que conta os temores de uma sementinha quando foi plantada e sua trajetória de crescimento até se tornar uma árvore feliz, a turminha da Educação Ambiental do Espaço Criança Esperança RJ, recebeu a incumbência de montar uma árvore com todas suas partes, de acordo com que escutaram na história.
Pintaram, recortaram e colaram cada pedacinho no seu lugar, com bastante atenção e capricho.
No final da atividade, lindas árvores floridas e frutíferas enfeitaram nossa sala.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Um Pé de Laranja Lima na Educação Ambiental

Ainda conversando com a turminha da Educação Ambiental sobre as árvores, o tema da vez foram os tipos de árvores frutíferas que conhecemos, suas deliciosas frutinhas e o passo a passo até elas crescerem para podermos colhê-las.
Falamos da macieira, do coqueiro, do limoeiro, da bananeira, da laranjeira, etc.
Falamos também de algumas frutinhas que, dependendo da região, têm nomes diferentes. Nessa hora a mexerica, foi a que levantou gargalhada entre os pequenos.
Ao final, combinamos que íamos "plantar" a nossa árvore, para "colhermos" aquela fruta de que mais gostávamos e, a eleita foi a vitaminada laranja.
E então, todos foram para casa felizes com suas laranjeiras na mão.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Deixando Uma Árvore Feliz

Após a leitura, para as crianças, de uma história onde havia uma árvore muito triste pois era mal trata por algumas crianças, conversamos com as crianças sobre as nossas amigas àrvores e porque devemos cuidar delas tão bem.
Identificamos suas partes e qual a função de cada uma delas.
As crianças entenderam, então, que para as àrvores, ficarem bonitas, darem gostosos frutos e viverem por muito tempo, devemos cuidar delas com bastante carinho.
Então, quando receberam o desenho de uma árvore, só com o tronco, trataram de a pintarem com muito capricho e botarem bastante folhinhas verdes em seus galhos, afinal do jeito que estava "peladinha" "ela deve estar até com vergonha, né, tia" - imaginou Pedro - "Agora ela vai ficar feliz..."
























quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Quando um Beijinho faz a Diferença na Educação Ambiental

Conversando sobre a importância de preservarmos a natureza, em especial as plantinhas, trabalhamos com a turminha de Educação Ambiental, com a história da "Margarida Friorenta", uma florzinha que, depois de todas as tentativas de sua dona, de sanar seu frio, só se sentiu realmente aquecida quando recebeu um carinhoso beijinho seu.
Quando foi perguntado, às crianças, o que elas achavam desse comportamento da margarida, todas concordaram que quando ganhamos carinhos e beijinhos nos sentimos muito mais "quentinhos", agasalhados, onde pudemos reforçar a importância de sermos atenciosos e carinhosos tanto com as pessoas, como com a natureza.

Então, fomos confeccionar nossas "margaridas", quando Cauê ponderou:
"- Tia, mas vamos fazer a nossa já quentinha e feliz, tá bom?"
E aí, o resultado foi esse: Felicidade geral para crianças e florzinhas....




quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Na Educação Ambiental, Ninguém tem medo do Lobo Mau

Após conversarmos bastante sobre mais um animalzinho doméstico, o porquinho, a turminha de Educação Ambiental, assistiu o vídeo "Os Três Porquinhos". Apesar de todos já conhecerem a história, se divertiram muito com a aventura, torcendo sempre para os porquinhos, e vaiando o Lobo Mau cada vez que ele assoprava suas casas e as derrubava.
Aproveitamos, também, para conversar, desmistificando o "lobo mau".
Depois, todos ilustraram seus porquinhos, mas ficaram preocupados quando perceberam que faltava algo em suas carinhas.
- Tia, cadê o nariz do porco? - perguntou Cauê.
Aí, então, cada um, transformou, copinhos descartáveis de café, em simpáticos nariz de porquinho.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

O Cavalinho Azul na Educação Ambiental

Depois de ouvirmos a história do "Cavalinho Azul", voltamos à nossa conversa sobre animais domésticos com as turminhas de Educação Ambiental.
As crianças contaram suas experiências com o animal.
João Pedro lembrou das aventuras que já teve no sítio de seu avô, onde possue um belo cavalinho branco.
E mais uma vez conversamos sobre os cuidados que o esbelto animal necessita.
Depois foram distribuídas figuras de cavalinhos para as crianças colorirem, mas.... logo veio a exclamação: "Tia, os cavalinhos estão todos sem rabo!!!!!! O que aconteceu??"
Então, aí, foi a hora de todos prepararem belos rabinhos e colocarem em seu cavalinhos.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Um Cãozinho Pra Chamar de Meu

Para falar desse animalzinho que faz parte da vida de tantas pessoas, as crianças das turminhas de Educação Ambiental, ouviram a história "A Dama e o Vagabundo", onde puderam ao final exprimir suas opiniões sobre como devemos tratar de um cachorrinho, porque não devemos maltratá-lo, os cuidados que devemos ter para que o mesmo seja um animalzinho saudável, carinhoso e amigo.
Muitos contaram que já possuem um cãozinho, outros disseram que gostariam muito de ter um.
Então, para que todos se sentissem realizados, as crianças confeccionaram seus próprios bichinhos.
Uma turminha fez os seus cachorrinhos através de dobraduras e a outra coloriu e colocou suas coleiras, afinal eles podiam se perder....
Mas todos deram nomes aos seus novos filhotes.
Totó, Tito, Scoobydoo, Doc, Raimundo, Rex, Estrelinha, Anjinho, Micaela, Dog, Nick, Dundum, Pepe Legal, etc, etc, etc.


terça-feira, 29 de junho de 2010

Tem pintinho na área!

Dessa vez , nosso bate papo sobre animais domésticos, com a turminha de Educação Ambiental, foi sobre as galinhas e seus filhotes, os graciosos pintinhos.
Conversamos, vimos o vídeo do "Pintinho Amarelinho", cantamos, desenhamos, pintamos e, ufa...colocamos lindos biquinhos nos nossos pintinhos, que nem sempre eram amarelinhos, mas nem por isso, cheios de graça também.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Lá Vem o Pato, na Educação Ambiental

Assistindo o vídeo da música "Lá vem o pato", de Vinícius de Moraes, falamos com a turminha da Educação Ambiental sobre esse bichinho doméstico, tão faceiro.
Conversamos sobre suas características físicas, seu modo de vida, etc.
As crianças cantaram, acompanharam com palmas o vídeo e uns até dançaram.
Depois cada um pintou o seu animalzinho com bastante capricho, e..... pose para a foto dos lindos patinhos e rostinhos!




terça-feira, 1 de junho de 2010

Pintou Um Gato Pirado na Educação Ambiental

Conversando com a turminha de Educação Ambiental sobre animais domésticos, vários animaizinhos foram lembrados pelas crianças.
Todos puderam falar de seus convívios com esses bichinhos no cotidiano.
Mas para enriquecer e animar a aula, lemos a história do Gato Pirado. Um gato meio lelé da cabeça, que cada vez que dormia sonhava que era um animal diferente. e acabava se comportando como tal, o que foi motivo de muita risada.
Mas, como já é de costume, para encerrar cada criança criou o seu "gato pirado" de massa de modelar. Cada um mais biruta do que o outro.



terça-feira, 25 de maio de 2010

Na Educação Ambiental, as Mãozinhas viram Polvo

Se aprofundando na vida marinha, a turminha de Educação Ambiental, hoje, “estudou” o tão interessante POLVO.
Para ilustrar, a história foi a do “Xexéu e o Polvo Gigante”. Todos ficaram muito atentos, curiosos e ansiosos para conhecer esse bicho com tantos “braços”.
Na história, Xomp, o polvo gigante, não é muito amigo do pessoal, mas mesmo assim, ao final todos quiseram desenhar o seu estranho bichinho, mas..... como fazer? E aí, veio a história de sempre:
- Ah, tia, como vai ser? Ninguém aqui sabe desenhar um polvo.... E foi então que eles descobriram que a solução estava em suas próprias mãos..........
Vejam só, quantos polvos simpáticos a turminha produziu!

terça-feira, 18 de maio de 2010

Conhecendo as estrelas do mar na Educação Ambiental

Depois de conversarmos sobre o fundo do mar e seus "habitantes", com turminha da Educação Ambiental, nas atividades anteriores, chegou a vez da Estrela do Mar.
Muitos nunca tinham visto e nem sabiam de sua existência:
- Tia, eu só conheço a "estrela do céu"....
Então, desfolhamos livros e gravuras, e todos a acharam linda.
Então veio a proposta: Vamos fazer a nossa estrela do mar?
Com bastante papel picado, praticamos a coordenação motora fazendo bolinhas, e, com muito entusiasmo, as colamos, deixando o trabalho bem colorido.
E, sem nenhuma modéstia, chegaram a conclusão que suas Estrelas do Mar ficaram muito mais bonitas do que as dos que eles viram nas gravuras.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Entre Golfinhos e Baleias na Educação Ambiental

A turminha da creche, hoje, se divertiu bastante com as atividades de Educação Ambiental!
Após escutarem a história dos "Golfinhos Brincalhões" e conversarmos sobre eles e suas "primas" as baleias, como eles mesmo designaram, resolvemos confeccionar esses animais.
Depois de pintarem seus rabinhos e suas barbatanas, fizemos uma montagem com bolas. Uns diziam que eram baleias, outros que eram golfinhos. Mas isso era o que menos importava. O principal é que todos estavam muito felizes, e ficaram tão entretidos com seus "animaizinhos" que um deles, ao final, pediu : - Tia, posso levar o meu golfinho pra casa pra minha mãe cuidar?




quarta-feira, 12 de maio de 2010

Trabalhando o "diferente" na Educação Ambiental

Trabalhando, ainda, os animais marinhos, com a turminha de Educação Ambiental, resolvemos abordar hoje, as tartarugas. Falamos de seu habitat, de suas caracteríticas e hábitos. Depois, utilizando o livro "Carmelita, a tartaruga", aproveitamos também, para conversar sobre diferenças. O livro conta a história de uma tartaruga, que vivia angustiada porque todos os seus amigos eram verdes e ela era vermelha, e isso era motivo de muita "zoação" entre eles. Um dia ela rola de uma ribanceira e cai em cima de um enorme livro, resolve desbravá-lo e entra em suas histórias. E, vivenciando várias aventuras, em mundos de uma só cor (vermelho, amarelo, etc) e onde, até os comportamentos deveriam ser todos iguais. ela começou a perceber que seu mundo era maravilhoso, com todas as variedades de cores da natureza e que ela podia agir e pensar como bem entendesse, e até começou a gostar de sua cor. E a partir daí conseguiu ver que seus amigos, na verdade gostavam dela do jeitinho que ela era.
No final, todos confeccionaram suas próprias "Carmelitas"










terça-feira, 27 de abril de 2010

Dobrando e Criando na Educação Ambiental

Incrementando nossas atividades sobre os animais marítimos, hoje conversamos sobre os diferentes peixes que podemos encontrar no fundo do mar e, através da história O Peixinho Azul, discutimos ainda, como é importante ouvir e seguir as orientações dos mais velhos. Depois, trabalhando a coordenação motora, desenvolvemos atividades de dobradura, onde cada criança criou e pintou o seu peixinho, que foram levados, com muita alegria, para ilustrar o mural da sala de aula.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

A Cobra Marizé

Ainda dentro do tema Os Animais, a turminha da creche, hoje, ouviu a história da Cobra Marizé.
Essa é a história de uma cobra que foi convidada para ir ao baile do jacaré e, resolveu fazer um vestido com o costureiro da floresta, o seu Corujão. A roupa não ficou do seu agrado e, por isso, ela fez uma grande má criação. Jogou o vestido no rio e não foi à festa. O macaco ainda tentou animá-la, dizendo que ela era tão bonita que nem precisava do vestido para ir à festa. Mas de nada adiantou, e ela foi embora da floresta chorando.
Os pequenos ficaram indignados.
- Tia, que besteira..... Só por causa disso ela não vai à festa?
Resolvemos então fazer a nossa cobra Marizé. Uma cobra bem comprida e colorida para poder ir na festa do jacaré. Ao mesmo tempo que íamos colando papéis coloridos na cobra íamos associando as cores aos objetos.
E no final, olhem como ficou linda a cobra Marizé !!!

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Um Salgado Doce Lar

A turma de Educação Ambiental, dessa 3ª feira, conversou sobre os animais, mais especificamente os marítimos. Foi um bate papo muito gostoso e rico.
"Vocês conhecem uma baleia?" "onde ela vive?" Todos conheciam e tinham um exemplo para dar, porém, os mais criativos relataram que já viram até baleia nadando no rio....
Para ilustrar o tema, selecionamos o livro infantil “A Baleia” para ser lido para a turma, , que conta que o "lar" da baleia é no mar, seu "Salgado doce lar", como diz o autor.
Ao final, trabalhamos com recorte e colagem, ilustrando uma grande baleia, que será exposta na biblioteca, posteriormente, quando já estiver finalizada.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Educação Ambiental também na Pré-Escola

Entendendo a importância da Educação Ambiental como caminho para a conscientização da preservação do Planeta, iniciamos, nessa 2ª feira, oficinas sobre o meio ambiente, aqui no Espaço Criança Esperança RJ. A faixa etária para atendimento será de 03 anos em diante, sendo que daremos uma atenção especial para as crianças de 03 a 06 anos, por sabermos que a vivência dessas experiências, nessa faixa, é de suma importância para seu desenvolvimento e escolaridade, pois, como bem sentenciou Paulo Freire “a leitura do mundo precede a leitura da palavra” .
Animais, plantas, nosso ambiente, biodiversidade, preservação e reciclagem, entre outros, serão os temas que trabalharemos ao longo do ano.
A turminha muito animada, hoje, conversou, no Espaço Verde, sobre seus animaizinhos de estimação e seus cuidados.

Quem conhece esse animalzinho?

Continuando a nossa conversa sobre os animais, na oficina de Meio Ambiente, foram apresentados, à turminha de hoje, diversos bichinhos, para iniciar nossa “aula”.
A dinâmica? Eles mesmos ditaram. Quando eram mostrados os animaizinhos, eles falavam o nome, faziam o som que cada um emite e ainda cantavam uma musiquinha referente àquele animal. Foi uma alegria só!
Ao serem perguntados quem tem um bichinho de estimação, muitos levantaram o dedo:
- Eu tenho um cachorro, disse Lucas
- Eu tenho um gatinho, falou Aryanne.
- Eu tenho um papagaio, falou Kawanny
E teve a Isabelly, que não tinha um bichinho, mas para não ficar pra trás, saiu com essa: - Eu tenho um nenem!!!!
Todos riram muito.... Ao final, cada um escolheu seu animalzinho preferido para colorir.